Atualmente, não dá para imaginar um comércio que não utilize um leitor de código de barras. Além da praticidade e rapidez na coleta de dados no dia a dia, o aparelho contribui bastante na organização das informações da empresa, como no controle de estoque.

Rápido. Confiáveis. Durável. Não importa se você está escaneando no ponto de venda, ao lado do leito do paciente, na linha de produção ou no armazém: temos um scanner criado especialmente para aumentar a eficiência dos funcionários. Com décadas de experiência em impressão de código de barras nos setores de varejo, saúde, manufatura e cadeia de fornecimento, os fabricantes compreendem a importância da sua linha de frente.

O equipamento também garante a precisão nos dados. Como os códigos de barras são uma espécie de impressão digital – são únicos e intransferíveis – eles reúnem todas as informações de um único produto.

Essa vantagem possibilita melhorar seus processos logísticos. Um exemplo é quando você passa um item no caixa da loja. Automaticamente, a leitora dá a baixa do produto no seu estoque. No fim das contas, você tem mais precisão nos pedidos aos fornecedores.

Aqui, a tecnologia substitui todos aqueles processos manuais que são sujeitos a erros, como uma digitação equivocada.

Qual a diferença entre códigos de barra 1D e 2D?

Basicamente, os códigos de barras são classificados em dois tipos: códigos lineares ou de uma dimensão (1D) e códigos bidimensionais (2D). Usados desde a década de 1960, os códigos de barras 1D são os mais comuns e têm um preço bem acessível. De modo geral, eles são criados por meio de linhas verticais e paralelas.

A capacidade de armazenamento dos códigos lineares é limitada: entre 12 e 20 caracteres. Dessa forma, registra-se apenas nome do produto, bem como sua marca e preço.

Por sua vez, os códigos de barras 2D nascem a partir da necessidade de armazenar mais dados. Na década de 1990, montadoras japonesas desenvolveram o novo modelo para rastrear veículos em processo de produção.

Contendo informações horizontais e verticais, os códigos bidimensionais têm uma capacidade de armazenamento de até 1.000 caracteres. Nesse sentido, é possível incluir informações muito mais detalhadas do produto em questão, como nome, lote, número de série, preço e por aí vai.

Quanto custa?

Leitor fixo. Leitor Bluetooth. Leitor CCD. Enfim, o mercado apresenta uma grande oferta de leitoras óticas de código de barras. Na prática, é possível encontrar os mais variados valores.

Você pode encontrar leitores de R$ 100 a R$ 5.000. Leitores muito baratos podem ter um funcionamento muito limitado, vale a pena investir em, pelo menos, um modelo intermediário.

Gostou? Entre em contato com um de nossos especialistas.