A PDA-On vem recebendo consultas variadas a respeito de gestão de estoque – método, tecnologia, sistema. Recentemente, o que nos chamou mais a atenção foi a preocupação de alguns escritórios de contabilidade que nos solicitaram auxílio em nome de seus clientes. Afinal, é essencial pensar a importância do inventário para a segurança contábil.

 

Ocorre que a situação comum e recorrente de controle ineficaz de estoques não resulta apenas em problemas na gestão da empresa (prejuízos e riscos operacionais), mas também há a exposição contábil e fiscal.

 

Abaixo, apresentamos os cenários mais relevantes para os diferentes regimes tributários. Informe-se com a PDA-On!

 

Lucro Presumido ou Lucro Real

Para empresas nos regimes de Lucro Presumido ou Lucro Real, as informações sobre estoques já são diretamente reportadas nos documentos contábeis como o SPED Fiscal (Bloco K) e há aparato tecnológico na Receita Federal e Estadual para cruzar informações que podem gerar questionamentos ou dúvidas sobre o fluxo de entrada e saída de produtos. As consequências para o empresário podem ser “dolorosas”, com multas e até interpretação de crime de sonegação.

 

É neste momento que os contadores com quem conversamos alertam para questões práticas como, por exemplo, a dificuldade em exercitar formação de preço de venda com a base de informações sobre inventário imprecisa ou desatualizada.

 

Simples Nacional

Entre outros pontos, levantam também a questão de que os controles do fisco sobre estoques poderão, em breve, estender-se para empresas do Simples Nacional. Segundo suas impressões, temos a seguir os principais drives de adoção de sistemas para controle de estoque:

 

  • Risco de Fiscalização;

 

  • Auditoria externa: alguns negócios são auditados por outras empresas para quem prestam serviços e precisam, por força de contrato, apresentar dados atualizados e precisos sobre seus estoques;

 

  • Disciplina de gestão: representa, infelizmente, uma minoria de empresários que se dispõe a controlar sua operação em busca de eficiência e preservação de margens.

 

Contabilidade e inventário qualificado

Diante disso, é comum que os escritórios de contabilidade estejam solidários aos interesses de seus clientes atuando como consultores que indicam os benefícios múltiplos de se adotar um controle de estoque baseado em sistemas informatizados e coleta de dados eficaz com tecnologia compatível.

 

A PDA-On está sempre à disposição para ser parceira do seu negócio na implantação de sistemas e processos de controle de estoque e logística que façam muito além do que só mitigar os riscos fiscais.

 

Nossa metodologia e tecnologia representam ganhos operacionais reais que permitem ao empresário diferenciar-se no seu segmento de atuação.

 

Conheça a Plataforma Quantum RFID e venha conversar com a gente: (41) 3242-8888 | WhatsApp (41) 99931-3994.