O QUE É UMA IMPRESSORA TÉRMICA?

É um aparelho capaz de imprimir conteúdo através do aquecimento seletivo de um papel térmico (ou papel termossensível). Esses papéis são fabricados com um corante (substância química) que, ao ser aquecido, muda de cor.

Você pode nunca ter ouvido falar em impressora térmica, mas você lida com ela diariamente, seja quando vai receber um comprovante de pagamento ou mesmo ao solicitar um extrato bancário.

COMO FUNCIONA?

O funcionamento interno de uma impressora térmica é simples. Ao dar o comando de impressão, o papel vai para a zona de aquecimento do equipamento e sua tecnologia aquece exatamente os pontos necessários, transformando as áreas do papel térmico em preto, até que todo o conteúdo seja impresso.

IMPRESSORA TÉRMICA OU CONVENCIONAL? QUAL ESCOLHER?

A resposta para essa pergunta é fácil: depende.

Apesar da impressora térmica possuir vantagens claras, que proporcionam desde a redução de custos até o aumento da velocidade de prestação do serviço por parte das empresas, ela possui limitações e, por isso, não pode ser a solução para tudo. Existem casos onde elas simplesmente não conseguem resolver o problema.

Resultado de imagem para impressora térmica zebra

(Impressora térmica ZEBRA ZT410)

A seguir, listamos algumas vantagens e desvantagens , falando de maneira mais detalhada sobre cada uma.

VANTAGENS

  • Não utiliza cartuchos de tinta ou tonerscomo as impressoras convencionais, o que proporciona uma redução grande nos custos de impressão;
  • Realiza a impressão de maneira rápida e silenciosa, diferentemente das antigas impressoras matriciais. Essa velocidade na impressão proporciona não só agilidade na prestação dos serviços, como facilita a automação comercial, permitindo que máquinas realizem a impressão sem intervenção humana;
  • Redução de impacto ao meio ambiente. Isso porque a impressora térmica não utiliza recursos naturais para efetuar a impressão, apenas o calor;
  • É de fácil manutenção, além de dificilmente dar problemas quando as manutenções são feitas com periodicidade.

DESVANTAGENS

  • Nas impressoras térmicas mais comuns, só é possível imprimir em duas cores. Sendo assim, trabalhos que têm a necessidade de imprimir em cores acabam tendo que buscar outras alternativas;
  • A impressão se esvai com o tempo, fazendo com que a impressora não seja a melhor opção para trabalhos que precisam se manter intactos. Mesmo existindo soluções para aumentar a longevidade dessas impressões, geralmente essas soluções acabam sendo mais onerosas e não sanam completamente o problema, pois ele pode ser causado tanto pela má qualidade do papel ou impressora térmica quanto pela falta de cuidado do papel após a impressão.

QUEM USA?

Os maiores usuários de impressora térmica são as empresas e sistemas que emitem:

  • Cupons ficais;
  • Extratos bancários;
  • Códigos de barra.

Estamos falando de bancos, supermercados, restaurantes, postos de gasolina e uma infinidade de outros negócios que encontraram na impressora térmica uma solução de baixo custo que atende plenamente suas necessidades.

TIPOS E EVOLUÇÃO DAS IMPRESSORAS TÉRMICAS

A indústria de impressoras térmicas está em constante evolução e a cada dia que passa novas soluções são criadas. Antigamente, elas se limitavam a realizar impressões em apenas duas cores, e apesar de a maioria ainda trabalhar assim devido ao custo reduzido, muitas delas já possuem essa funcionalidade.

MANUTENÇÃO DA IMPRESSORA TÉRMICA

Apesar de uma impressora térmica raramente dar problema e possuir um baixo custo de manutenção, é importante que checagens de rotina sejam feitas constantemente, pois elas são utilizadas com muito mais frequência que uma impressora convencional. Devido a isso, estão sujeitas às intempéries de sua utilização.

Como muitos negócios dependem da impressora térmica, ficar sem uma por algumas horas pode representar uma perda significativa nos ganhos. No caso da empresa não possuir uma reserva, esse cuidado deve ser dobrado.

O principal componente da impressora térmica é exatamente aquele que a faz imprimir, por isso, a cabeça de impressão é a parte da impressora que merece mais atenção.

Isso porque a peça é muito sensível ao desgaste e é importante que ela seja limpa constantemente, pelo menos uma vez a cada 15 dias, garantindo assim um aumento considerável na vida útil da impressora térmica, bem como na qualidade das impressões que ela fará.

Lembrando que quanto maior for o uso da impressora, maior também deve ser o cuidado com ela. O recomendado é que a limpeza seja feita semanalmente.

Para as impressoras que trabalham utilizando os papéis de tinta, é importante utilizar ribbons de boa qualidade. Ribbons de má qualidade (geralmente aqueles que são baratos demais) desgastam a cabeça de impressão rapidamente, pois não são fabricados com materiais qualificados. Nessas impressoras, a limpeza pode deixar para ser feita apenas quando houver a necessidade de troca do ribbon.

A limpeza da impressora térmica é feita de forma manual e pode ser feita facilmente realizada sem necessidade de conhecimentos técnicos sobre o equipamento. Basta ter cuidado ao manuseá-la e realizar o procedimento apenas com ela desligada.

Para efetuar a limpeza da cabeça de impressão, basta abrir a impressora térmica e retirar o papel e o ribbon, no caso de eles estarem dentro da impressora, e usar um algodão, cotonete ou pano limpo embebido em álcool isopropílico.

O mesmo procedimento deve ser feito para efetuar a limpeza do rolo de tração, que é a peça responsável por fazer com que o rolo de papel gire dentro da impressora. Após isso, quaisquer resíduos de algodão ou pano que porventura caírem dentro da impressora devem ser removidos.

Um erro comum durante o processo de limpeza é fechar o equipamento para utilizá-lo logo em sequência. É importante esperar o álcool evaporar. Após limpar, mantenha a impressora térmica aberta durante esse período e só então recoloque o ribbon e o papel térmico de volta no lugar.

 Agora que você já está convencido dos benefícios de uma impressora térmica em relação a uma convencional, basta juntar as informações e decidir qual dos tipos disponíveis se adequa melhor para o seu negócio.